A Psicologia Clínica Infantil é uma área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da criança, tendo em conta o seu meio familiar, social e escolar.
Durante o crescimento da criança poderão surgir alterações ao nível físico, cognitivo, emocional ou social, que poderão levar a um sentimento de mal-estar. Contudo, na maioria das vezes, a criança não consegue expressar ou até mesmo entender, o que se passa consigo. Os seus pais tentam ajudar de diversas formas, mas nem sempre o conseguem.
É nesta altura, que o Psicólogo pode ajudar. Através da ludoterapia a criança poderá brincar, jogar e desenhar, exprimindo assim os seus medos, ansiedades e o que a preocupa. Em conjunto com os pais estas questões poderão ser trabalhadas e ultrapassadas, contribuindo para o bem-estar psicológico da criança.
Dra. Magda Gabriel (ver biografia)
Especialidade: Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses;
Terapeuta E.M.D.R. pela Associação E.M.D.R. Portugal.
Acordos:
http://psicologamagdagabriel.weebly.com
http://psicologamagdagabriel.weebly.com/blog/
Formação Académica e Profissional:
2017- Mindfulness for Wellbeing and Peak Performance, Organizado pela Monash University; Formação EMDR nível 1 e 2, Organizado pelo GO4 Consulting, Lda.; Formação “O uso da terapia dos estados de Ego para o tratamento de estados dissociativos” com Robin Shapiro, Organizado pelo Instituto di Scienze Cognitve International
Out. 2016 - Programação Neurolinguística com foco terapêutico e emocional, a cargo do Instituto de Ciências Comportamentais e de Gestão
2006-2007 – Especialização em Avaliação Psicológica, organizado pela Dialógicos – Centro de Psicologia e Formação, Lda.
2003-2009 – Análise terapêutica com o Prof. Dr. Manuel de Matos (Psicanalista)
2001-2003 – 1º e 2º ano de Formação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
1997-1998 – Nível 1 e 2 do curso de Língua Gestual Portuguesa pela Associação Portuguesa de Surdos
1993-1998 – Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Atividade Clínica:
2016-2017 -Psicóloga no A.T.L. e Centro de Estudos do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide: Aulas de desenvolvimento emocional com crianças dos 6 aos 14 anos
De Jun. 2010 à atualidade- Psicóloga na Natura Clínica Médica em Carnaxide: Avaliação Psicológica e Acompanhamento Psicológico a crianças, adolescentes e adultos e Terapia EMDR com adultos
De 2000-2014 – Psicóloga e Coordenadora do ATL do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide
2006-2007 – Orientadora de um estágio profissional e de um estágio curricular, de Psicologia Clínica, realizados no ATL do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide
De 1998 até à data – Psicóloga em diversas clínicas
Dra. Nélia Correia (ver biografia)
Especialidade: Psicologia Educacional / Desenvolvimento
Áreas de Diferenciação: Psicologia Educacional; Psicologia do Desenvolvimento; Terapia Familiar; Terapia de Casal
Unidades de Saúde: Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE – Hospital de Santa Maria – Lisboa
Formação Académica e Profissional
2009- Curso de Terapia Familiar e de Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
2008 – Mestrado em Psicologia Educacional, com dissertação na área da Intervenção Precoce, pelo ISPA – Instituto Universitário
2005 – Certificação de Aptidão Profissional – Formadora, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional
2004 - Licenciatura em Psicologia Aplicada, área Educacional, pelo ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) – Instituto Universitário
Atividade Clínica
2011 até à presente data – Colaboradora da CUP – ISPA, Instituto Universitário
2005 até à presente data – Supervisão de estágios curriculares e profissionais
2003 até à presente data- Psicóloga da Unidade de Neurodesenvolvimento, do Serviço de Pediatria Médica do Departamento de Pediatria, do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, Hospital de Santa Maria em Lisboa
Atividade Científica
Publicações e participação em trabalhos de investigação e em congressos em áreas como: a Intervenção Precoce; Prematuridade; Dificuldades Específicas de Aprendizagem (dislexia, disortografia…); Aprendizagem da Leitura e Escrita e Consciência Fonológica; Insucesso Escolar; Perturbações do Espectro do Autismo; Atrasos do Desenvolvimento; Défice Cognitivo; Perturbação por Défice de Atenção e Hiperactividade.