Contato direto: 21 4241600 Horários de funcionamento

Coordenadas GPS: 38°43'36.12" N 9°14'29.24" W Ver Mapa

Osteopatia

Osteopatia

A Osteopatia é uma especialidade que visa restabelecer o equilíbrio corporal através de uma Terapia Manual, agindo em todos os tecidos (músculos, vísceras, fáscias, ligamentos e crânio-suturas, meninges membranas), mantendo ou melhorando o seu estado de saúde.

Promove o equilíbrio do seu estado físico e emocional, e trata os seguintes desequilíbrios do corpo:

  1. Alinhamento e correção vertebral
  2. Cervicalgias
  3. Dorsalgias
  4. Entorces
  5. Insónias
  6. Lombalgias
  7. Massagens de relaxamento
  8. Síndrome do túnel cárpico
  9. Tendinites
  10. Torcicolos

Dê à sua saúde um momento de bem-estar!

Dra. Fátima Silva(ver biografia)

Dra. Photo

Especialidade: Osteopatia
Áreas de Diferenciação:

Acordos:

Formação Académica

 Julho de 1991 - Conclusão do  Curso de Fisioterapia (Grau de Bacharel) – pela Escola de Reabilitação de Alcoitão (E.S.S.A.), com a classificação final de 15 valores.

Dezembro de 2005 – Conclusão Licenciatura em Fisioterapia (2º Ciclo da Licenciatura Bi-Etápica em Fisioterapia) pelo Instituto Politécnico de Setúbal, com a classificação final de 16 valores.

 Congressos, Jornadas, Reuniões, Seminários e Simpósios:

Novembro de 1990 – II Congresso Nacional de Fisioterapeutas – pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (A.P.F.), em Lisboa.

Maio de 1992 – Seminário Internacional “Viver com Diferença uma Vida Actual ” – pelo Centro de Reabilitação Calouste (C.R.P.C.C.G.), em Lisboa. E 1ª Jornadas de Fisioterapia do Hospital Distrital de Cascais - em Cascais.

Novembro 1992 – V Bienal Pediátrica de Beja - Reunião Nacional da Secção de Pediatria do Desenvolvimento – pelo Hospital de Beja. E 2ª Jornadas de Estudo organizadas pela revista ” Fisioterapia ” da A.P.F. – subordinada ao tema – “A Lombalgia ” – em Oeiras.

Setembro de 1993 - Jornada de Estudo “A Tibiotársica e o Pé ” – em Espinho, pela Fisio-Sport ( 8 horas).

Maio de 1996 – III Jornadas do Grupo de Interesse em Obstetrícia e Ginecologia (G.I.O.G.) – da A.P.F., subordinada ao tema “A Incontinência ” – na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

Outubro de 1997 – III Jornadas de Fisioterapia do Hospital Condes de Castro Guimarães – Cascais (subordinadas ao tema: “ Terapia Manual: o Saber da Arte ”) – no Estoril. E  Fifth ECPB Workshop – pelo European Club for Pediatric Burns e Unidade de Queimados do H.D.E., em Lisboa.

Março de 1998 – 2º Seminário de Fisioterapia –“ Evoluções Recentes na Fisioterapia Pediátrica ” – na Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa (com a colaboração do Centro de Estudos de Fisioterapia, A. P. F. e E.S.S. A.).

Maio de 2000 – II Jornadas dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica do Hospital de Santa Maria e da Faculdade de Medicina de Lisboa – em Lisboa..

Fev. a Out. de 2001- Congresso Internacional da Figueira da Foz (F.F.)“ Os Desafios do Bébé” – pela Universidade Internacional da F. F.;  I Jornadas do Hospital de Egas Moniz para Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica – no Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa;  Jornadas de “Interpretação Radiológica para Fisioterapeutas”, pelo Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses que decorreram no auditório da ESTES de Coimbra e da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto.

Formação em Osteopatia :

- Osteopathic International Fórum, pela Escola Superior Gallaecia – Fundação Convento da Orada, em parceria com a Associação e Registo dos Osteopatas Portugueses (AROP), em Monsaraz nos dias 27 e 28 de Setembro de 2002.

- Iª Jornadas Lusófonas de Osteopatia e Saúde, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde, em Lisboa no dia 6 de Novembro de 2010.

- Iº Congresso Internacional de Osteopatia em Portugal, pelo ITS em Lisboa, 12 e 13 Fevereiro de 2011.

- Curso de “ Osteopatia ” - ministrado pelo Colégio de Osteopatia (Dir.Bernard Gabarel, D.O.- do Institut Sutherland, Paris) finalizado com aproveitamento o exame clinico final em Junho de 1999, em Lisboa e no Estoril ( curso de 6 anos – 1250 h).

- Atribuição de titulo – D.O. (perante Júri internacional - defesa de Tese- com aproveitamento- subordinada ao tema -: ” A Laringe – Função de Fonação e a Osteopatia – Algumas Reflexões “)-, em Lisboa, a 4 de Julho de 1999.

- Curso de Pós Graduação em Osteopatia: “Ostéopathie et Somato-Emotionnel 1º et 2º Degré“- com Weischenck D.O. M.R.O.F.do Collège Ostéopathique Sutherland- Paris, a 7 a 9 de Dezembro de 2001 e de 8 a 10 de Fevereiro 2002. (48h)

- Curso de pós graduação para Osteopatas : Etiomedicina (relação/ libertação somato emocional) ministrado pelo Osteopata Francis S.- Bélgica, em Lisboa (2003 a 2008).Desde a conclusão desse curso, até 2008, inclusive, fez anualmente um seminário de revisão e aperfeiçoamento.

- I Curso de Pós-Graduação em” Osteopatia: Fundamentos, Ciência e Comunicação ” - pelo Instituto Sócrates para a Formação Continua da – Universidade Autónoma de Lisboa. Curso este distribuído por 3 módulos de Formação ao longo de 7 seminários intensivos de 4 dias cada um, das 9h das 13h e das 15h ás 19h, de Outubro de 2000 a Junho de 2001. (com aproveitamento- classificação final: Muito Bom) (224 h).

- II Curso de Pós-Graduação em ” Osteopatia: Novas Competências nas Medicinas Integrativas” pelo – Instituto Sócrates para a Formação Continua da – Universidade Autónoma de Lisboa. Curso este distribuído ao longo de um ano lectivo, por 3 módulos de Formação/ 7 seminários intensivos no ano 2001/ 2002 ( com aproveitamento- classificação final com Mérito). (total 252h)

- Curso de Pós graduação em Osteopatia: “ Osteopatia em Pediatria e na Medicina Desportiva– na Universidade Moderna, em Lisboa (com aproveitamento- classificação final de: Bom com Distinção) em 2005 / 2006 / 2007(160h). .

- Curso de Pós Graduação “Manipulações estruturais em Osteopatia“- formation de base; mises à jour; tecniques tissulaires; aproche viscérale et ginécologique- ministrado pelo Osteopata Jean François Terramorsi,( antigo director da Escola de Osteopatia – Geneve / Suiça e actual directeur de GEPRO e IFSOR ( Institut de Formation Superieur dÒstéopathie de Rennes) , em Albufeira (2004/2005/2006/2008). ( 227h).

Atividade em Osteopatia:

 Desde 1998 até á presente data em:

- prática privada (clínicas de Medicina em Lisboa : Clinica Oficina da Saúde, Clinica Medica – Mente Jovem, Fisio One, Reboleira – Amadora; e em Loulé). Intervenção em adultos/ crianças e bebés.

- Prática hospitalar ( HDE e MAC-Lisboa )- Osteopatia na infância, recém nascidos e 2º infância. E na saúde da Mulher ( ginecologia e Obstetrícia). HDE desde 1995 e MAC 2014 e 2015.

Outra Atividade:

 Iniciou o Exercício de Actividade em Agosto de 1991, em Clínica de Reabilitação, tendo-se registado nas Finanças a 20-09-91. Iniciou funções de Fisioterapeuta de 2º classe no Centro de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian a 16-09-91.

-Centro Médico Dr. Simas Abrantes (Clínica Fisiátrica) – Laranjeiro – Almada, (14/08/1991 a 13/09/1991), nas áreas de Ortopedia, Pediatria, Neurologia e Reumatologia.

-Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian - em Lisboa, de 16 de Setembro de 1991 a 22 de Julho de 1994 e de 1 de Fevereiro de 1995 a 21 de Junho de 1996, na área de Pediatria -intervenção em Paralisia Cerebral e Doenças Neurológicas Afins .

-Clínica Dr. Dídio de Aguiar, S.A. – Medicina Física e de Reabilitação - Lisboa, desde 22 de Outubro de 1991 a 21 de Julho de 1995, nas áreas de Ortopedia, Pediatria, Respiratória, Neurologia, Reumatologia e Desporto.

-Hospital de São José - em Lisboa, desde 2 de Novembro de 1994 a 31 de Janeiro de 1995, nas áreas de Ortopedia, Neurocirurgia de adultos e crianças, Respiratória, Neurologia e Reumatologia. Trabalho desenvolvido em enfermaria (unidades de Medicina, Cuidados Intermédios e outras) e em utentes externos.

Atividades de Investigação:

* Participação em Grupos de Trabalho de natureza Técnico Cientifica

- Integrou a Equipe de Trabalho da Auditoria ao Processo Clínico no SMFR do HDE em 2008 pelo que foi co-responsável e co-avaliadora do registo do processo clínico – auditoria interna do ano 2007,no âmbito do Projeto Global da Qualidade do HDE (em substituição da terapeuta que estava de licença).

*Posters apresentados

- Co-autora na elaboração de um Póster – subordinado ao tema das comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia, com o título: ” Descentrar do Hospital, Centrar na Família ”, que decorreu no Hospital de São José, durante o período de 8 a 15 de Setembro de 1999.

- Co-autora na elaboração de um Póster – subordinado ao tema das comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia, com o título: ” Brincar é Movimento ”, que decorreu no Hospital de São José durante o período de 8 a 15 de Setembro de 1999.

- Co-autora do Poster – subordinado ao tema: “ Identificação dos Factores de Risco que Promovem Lombalgias nos T.D.T. ” apresentado nos seguintes eventos: no 4º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, no Porto, de 1 a 3 de Dezembro de 2000; nas I Jornadas do HEM para Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, em Lisboa, nos dias 20 e 21 de Abril de 2001 e no Congresso do Hospital Dona Estefânia -125 Anos na Saúde da Mulher e da Criança, em Lisboa, nos dias 16 a 18 de Outubro de 2002.

O poster atrás referido consistiu num trabalho de investigação de levantamento das queixas na lombar dos TDT associados á ocupação, nos Hospitais Civis de Lisboa.

- Co-autora de Poster -subordinado ao tema: “ 8 de Setembro: dia Mundial da Fisioterapia – Quem somos, O que Fazemos ” presente na exposição comemorativa do Dia Mundial da Fisioterapia no Hospital Dona Estefânia, em Setembro de 2003.

-Co-autora de Poster – subordinado ao tema: “A Intervenção do Fisioterapeuta Pós Cirurgia a Cancro da Mama” integrado no programa científico do Congresso do Hospital Dona Estefânia -125 Anos na Saúde da Mulher e da Criança, em Lisboa, nos dias 16 a 18 de Outubro de 2002.

- Co-autora de Poster – subordinado ao tema: “ Intervenção do Fisioterapeuta no Pé Boto” integrado no programa científico do Congresso do Hospital Dona Estefânia -125 Anos na Saúde da Mulher e da Criança, em Lisboa, nos dias 16 a 18 de Outubro de 2002. Este poster obteve um prémio de Mérito científico – Menção Honrosa.

(ver biografia)

<

Especialidade: Osteopatia

 

 

Formação Académica

 

 

Atividade Clínica

 

 

 

Fazer Pré-marcação

+351 21 4241600
geral@natura.pt
ou envie-nos a sua pré-marcação: