A Psicologia Educacional/Desenvolvimento, assenta no modelo ecológico, atualmente corrente em avaliação educacional, e de uma intervenção centrada na criança e na família.
Em que os vários contextos de vida e de aprendizagem das crianças são objeto de avaliação, tanto como as próprias crianças, não sendo encaradas como sistemas autónomos, mas sim como um todo interdependente.
Assim, as condições em que as aprendizagens se processam e os fatores psicológicos e sociais podem contribuir para a evolução do desenvolvimento das crianças e dos jovens.
Drª. Nélia Correia (ver biografia)
Especialidade: Psicologia Educacional / Desenvolvimento
Áreas de Diferenciação: Psicologia Educacional; Psicologia do Desenvolvimento; Terapia Familiar; Terapia de Casal e Psicoterapia
Unidades de Saúde: Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE – Hospital de Santa Maria – Lisboa
Formação Académica e Profissional
2009- Curso de Terapia Familiar e de Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
2008 – Mestrado em Psicologia Educacional, com dissertação na área da Intervenção Precoce, pelo ISPA – Instituto Universitário
2005 – Certificação de Aptidão Profissional – Formadora, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional
2004 - Licenciatura em Psicologia Aplicada, área Educacional, pelo ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) – Instituto Universitário
Atividade Clínica
2011 até à presente data – Colaboradora da CUP – ISPA, Instituto Universitário
2005 até à presente data – Supervisão de estágios curriculares e profissionais
2003 até à presente data- Psicóloga da Unidade de Neurodesenvolvimento, do Serviço de Pediatria Médica do Departamento de Pediatria, do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, Hospital de Santa Maria em Lisboa
Atividade Científica
Publicações e participação em trabalhos de investigação e em congressos em áreas como: a Intervenção Precoce; Prematuridade; Dificuldades Específicas de Aprendizagem (dislexia, disortografia…); Aprendizagem da Leitura e Escrita e Consciência Fonológica; Insucesso Escolar; Perturbações do Espectro do Autismo; Atrasos do Desenvolvimento; Défice Cognitivo; Perturbação por Défice de Atenção e Hiperactividade.